Aqui ficam 4 das muitas maneiras que existem de aliviar.
1. Seleccionar os líquidos.Ok, vamos fazer uma asneira. O ideal é que seja pensada e não de impulso. Escolhermos o dia claramente para a fazer, depois atacarmos ferozmente um bolo cheio de creme/chocolate/fios de ovos e tudo o mais que nos vai prejudicar a dieta que já está a ser tão difícil. Uma forma é controlar os líquidos. Já que vamos comer um bolo/frito/feijoada podemos não estragar completamente acompanhando com água ou até mesmo sem liquido nenhum durante a refeição. E logo após (meia hora depois) começar a beber água de forma a acelerar o processo de digestão.2. Comer fruta que acelere o processo de digestão.
Comer fruta rica em fibras acelera o processo de digestão e, logo, diminui a quantidade de alimento absorvido para a corrente sanguínea. Comer fruta verde tal como maçãs verdes, maças reinetas ou pêras rocha ajuda em muito. Ameixas, kiwis e outras frutas com efeitos laxantes também são um bom contributo.
3. Beber chá que ajude a eliminar o excesso ingerido
Um bom chá ajuda após a asneira feita. Um chá verde (com efeito anti-oxidante) ou um chá de abacate são excelentes para isso. O chá verde sintetiza até 30% das calorias que ingerimos. Atenção que o chá de abacate é um poderoso laxante. Usar com juízo!
4. Não dormir logo a seguir, em vez disso fazer exercício
Claro que depois de uma boa feijoada só apetece fechar os olhos nem que sejam 5 minutos. NUNCA FAÇA ISTO!!! É o pior que se pode fazer. Quando dormimos, o nosso organismo abranda e torna a digestão mais lenta, logo absorvemos mais. O ideal é dar um grande passeio a pé (o famoso passeio para desmoer) a fim de activar os nossos sistemas. O corpo primeiro consome a energia solta e só depois a armazenada. Com sorte, pode ser até que a asneira não vá parar ao pneu mas sim seja consumida logo.
Espero ter sido de ajuda.
BJUS