terça-feira, 25 de maio de 2010

DIETAS PARA CASOS PERDIDOS.

Dieta para casos perdidos
Seja qual for o seu estilo comprometedor de regime, encontre aqui a solução perfeita para fazer o seu plano alimentar decolar e detonar os quilos a mais

Gulosa demais

Encaixa-se aqui quem come sem fome e sente-se culpada após atacar a despensa. "Nota-se um comportamento ansioso nessas pessoas", diz a nutricionista Tânia Rodrigues (SP). Segundo o endocrinologista João Castro (SP), há dois tipos de comilonas: "As que têm necessidade de mastigar o tempo todo e as que precisam sentir o estômago estufado para parar de consumir". Em ambos os casos, o melhor é adotar uma dieta rica em proteínas para estimular a saciedade.

Controle a gula

1. Evite colocar travessas na mesa. Faça o prato no fogão ou peça para alguém trazer o famoso pê-efe (prato feito) sem direito a repeteco!
2. Não leve alimentos tentadores para casa. Quando estiver com vontade, compre e saboreie lentamente. E vá caminhar depois da "escorregada".
3. Invista nas frutas no horário de mais fome, mesmo que desejar comer depois. Escolha as menos calóricas, como melancia, melão e goiaba.
4. No momento das refeições, concentre-se somente na sua alimentação. Mastigue lentamente para que o cérebro processe o sinal de saciedade.
5. Troque o café por chá de erva-cidreira, que é calmante. Vale apostar em exercícios para driblar a ansiedade, como a ioga e o alongamento.

Menu ideal
Café da manhã 1 banana-prata com 3 col. (sopa) de aveia
1 copo (200 ml) de iogurte desnatado

Lanche da manhã
2 figos

Almoço
1 prato (raso) de alface com escarola
1 col. (chá) de azeite
5 col. (sopa) de purê de abóbora
1 filé médio de pescada com alcaparras
6 uvas rosadas

Lanche da tarde
5 ameixas secas
1 xíc. (chá) de leite desnatado com café

Jantar
2 pratos (sopa) de sopa de fubá e couve
1 fatia de pão de fôrma light com fibras

Ceia
4 damascos secos
Sedentária sem culpa

Se inclui nesse grupo quem sempre dá a desculpa que não tem tempo de fazer ginástica, mas na verdade tem é preguiça de malhar. No trabalho, fica sentada na frente do computador e, nas horas livres, prefere a vida do 'controle remoto'. "Para piorar, come tudo que vê pela frente e os itens escolhidos costumam ser os mais calóricos", afirma a nutricionista Cristiane Ruiz Durante (SP). A dieta sob medida deve ter frutas e fibras, que oferecem energia e somam poucas calorias.

Acabe com a preguiça de se mexer

1. Procure ser uma pessoa mais ativa! Passear com o cachorro, lavar o carro e arrumar a casa são atividades que ajudam a ter uma vida mais saudável.
2. Sabia que dançar também é um exercício? Então divirta-se e entre em forma dançando com as amigas numa balada.
3. Adquira o hábito de ir a pé a locais relativamente próximos. Opte sempre pelas escadas convencionais em vez das rolantes, por exemplo.
4. "Para vencer a preguiça, aposte nos alimentos que aceleram o metabolismo, como os que contêm cafeína (café, pó de guaraná e ginseng) e xanteína (chás em geral, em especial, o verde)", aconselha João Castro.
5. Evite ao máximo frituras e doces."Altamente calóricos e gordurosos, já são prejudiciais para as amantes da malhação. Imagine, então, para as sedentárias", diz a nutricionista Cristina Grandjean (SP). Se não resistir à tentação, encare a preguiça e ande por meia hora, pelo menos.


Menu ideal

Café da manhã
1 copo (200 ml) de coalhada
3 torradas com 2 col. (chá) de geléia light

Lanche da manhã
1 maçã média
1 fatia média de ricota

Almoço
1 prato (raso) de endívia com 2 col. (sopa) de cenoura ralada e 2 col. (sopa) de ervilha
3 col. (sopa) de arroz integral
2 almôndegas ao sugo
1 banana-prata assada

Lanche da tarde
1 mexerica
2 cream cracker
1 xíc. (chá) de chá de ervas

Jantar
1 tomate picado
2 fatias de presunto
Omelete: 1 ovo, 2 gemas, 1 col. (sopa) de brócolis e 1 fatia fina de queijo minas light

Ceia
1 copo (250ml) de suco de mamão com 1 col. (chá) de semente de linhaça ou ração humana

Formiguinha assumida

É assim quem cai de boca em um chocolate logo cedo, troca o almoço ou o jantar por um docinho e alivia suas carências em tortas e bolos, especialmente durante a TPM."A dependência de açúcar é tanta que quando a pessoa fica sem ele costuma sentir dores de cabeça e até palpitações. E a ansiedade é um fator estimulante desse mau hábito", conclui a nutricionista Tânia. Para acalmar a fissura, invista nas frutas secas, ricas em frutose e sem muitas calorias. Contra os ataques de gula,vale pôr um doce de verdade no meio da manhã.


Drible o vício do açúcar
1. "A proibição leva à compulsão. Quando tiver vontade de uma delícia, saboreie um pedaço pequeno e só".
2. Diminua o tamanho da porção gradualmente. Se hoje come uma barra de 100 g de chocolate, corte pela metade e vá mais devagar na mastigação.
3. Já pensou que talvez a sua vontade por sobremesas seja fruto da ansiedade? Tente resolver o problema antes de pular em cima da primeira caixa de bombons que vir pela frente. Outra boa idéia é adotar esportes como artes marciais, pois eles estimulam o autocontrole.
4. Fique com as versões light dos alimentos, como pudins, barras de cereais, gelatinas, waffle e iogurtes. Com certeza, esses itens irão pesar menos na balança e na sua consciência.
5. Quando for a uma festa, faça refeições leves antes de sair de casa para poder comer e beber (pouco!) sem se arrepender depois.

Menu ideal

Café da manhã 1 copo (150 ml) de leite desnatado batido com 1/2 maçã e 1/2 fatia de mamão
2 bisnaguinhas com requeijão light Lanche da manhã
5 ameixas secas e 2 figos secos ou 1 fruta


Almoço
1 prato (raso) de alface com 3 col. (sopa) de beterraba ralada e 5 uvas passas
2 col. (sopa) de arroz à grega
1 sobrecoxa assada
1 bombom


Lanche da tarde 1 copo (200 ml) de água-de-coco
10 uvas rosadas

Jantar
7 col. (sopa) de legumes sautée
1 bife médio grelhado e acebolado
1 banana passa ou 1 mariola, ou 5 balas de banana


Ceia
2 biscoitos de água
1 copo (200 ml) de iogurte de frutas light
1 maçã assada com canela
1 fatia média de mamão

Amante de fast-food

Pessoas assim trocam as refeições por lanches e justificam dizendo que é falta de tempo, mas na verdade têm indisciplina alimentar. "A maioria dos sanduíches é rica em gordura, o que os deixa mais gostosos causando até dependência", diz Tânia. Mas se você é louca por um sanduba, não dá para tirá-lo da sua vida de uma hora para outra. "A sugestão é deixá-lo mais leve, escolhendo recheios magros, como blanquet de peru e frango", ensina a nutricionista Márcia Dal Medico (SP).


Goste de comida de verdade

1. Para que o emagrecimento funcione de fato, não tem jeito: você terá que dizer adeus às batatas fritas.
2. Outra maneira é reduzir as idas às lanchonetes e reservar uma ou outra saída ao mês como prêmio por boa conduta alimentar. Para conseguir uma refeição rápida e saudável, entre num restaurante por quilo - lá, você encontra saladas, grelhados, sobremesas e suco de frutas natural.
3. Sem tempo para preparar seu almoço ou jantar? Peça uma comida rápida e magra, como sushi no restaurante japonês ou massa ao sugo no italiano.
4. Quando não resistir à tentação, maneire nas outras refeições. Não abra mão de frutas e vegetais, já que os alimentos dessas redes costumam ter nada ou quase nada de vitaminas e sais minerais.
5. Pratique as melhores atividades físicas para queimar as gordurinhas, entre elas: caminhada, corrida e aulas de spinning.


Menu ideal

Café da manhã
1/2 mamão papaia
3 col. (sopa) de granola light
1 xíc. (chá) de chá de maçã com canela
1 fatia média de queijo minas light

Lanche da manhã
1 goiaba grande
 
Almoço 1 pão francês sem miolo recheado com 1 fatia de ricota misturada com 1 col. (sopa) de iogurte desnatado, 1 fatia de peito de chester, 2 rodelas de tomate e alface
1 copo (200 ml) de suco de soja light


Lanche da tarde
1 copo (200 ml) de coalhada

Jantar 1 prato (raso) de alface com almeirão
Pizza feita com 1 fatia de pão sírio médio, 3 col. (sopa) de frango desfiado, 2 fatias de mussarela e 1 col. (sopa) de molho de tomate
1 taça de pudim light de caramelo

Ceia
1 fatia média de abacaxi
Comedora noturna

É desse grupo quem tem hábito de não comer o suficiente para se satisfazer e de pular o jantar, o que a faz acordar de madrugada e assaltar a geladeira. Daí, fica em jejum no dia seguinte para diminuir o peso na consciência. "Quando 50% ou mais das calorias diárias são ingeridas após a última refeição, é um sinal de distúrbio", alerta o psicólogo Marco Antonio De Tommaso (SP). Essa postura é típica de quem está com uma dieta bem desequilibrada em relação a nutrientes. Aqui, o certo é investir nas proteínas à noite, o que aumenta a saciedade.


Vença os obstáculos

1. Equilibre a dieta desde a hora em que acorda para não ter descontrole noturno. Evite dormir de estômago cheio para não acordar à noite e, ansiosa, comer ainda mais.
2. Não tome muito líquido antes de deitar, para não ter que ir ao banheiro e ter mais uma desculpa de comer ao levantar.
3. Verifique se não está jantando cedo; um lanchinho natural à tarde é saudável e segura a fome para jantar um pouco mais tarde.
4. À noite, beba chá calmante, como de camomila, e faça um lanche rico em proteínas, acompanhado de queijo, leite quente e iogurte para diminuir a chance de acordar com fome de madrugada. Deixe uma fruta de sobremesa para comer uma hora e meia depois do jantar.
5. Para ajudar a baixar a adrenalina e dormir melhor, pratique atividades leves e relaxantes, como a ioga, o tai chi chuan e a meditação.


Menu ideal
Café da manhã
1 xíc. (chá) de chá verde
3 amêndoas
2 torradas integrais com 1 fatia de queijo minas light e 1 col. (sopa) de geléia light

Lanche da manhã
1 bisnaguinha
1 fatia de blanquet de peru
1 copo (200 ml) de suco de morango light

Almoço
1 prato (raso) de escarola, 1 fatia de mussarela de búfala, 2 talos de aspargos e 2 col. (sopa) de abóbora
1 escumadeira de arroz carreteiro
2 fatias médias de manga grelhada

Lanche da tarde 2 biscoitos integrais com 1 fatia de tofu
 
Jantar 4 buquês de couve-flor gratinados
2 fatias médias de bolo de carne moída
1 taça de gelatina light com iogurte

Ceia
1 xíc. (chá) de chá de maracujá
5 ameixas secas
1 Polenguinho light
ESCOLHA A SUA E BOA SORTE.
A MINHA É FORMIGUINHA ASSUMIDA
BJÚSSSSS

13 comentários:

Franciele disse...

Adorei a dica. A consumidora formiguinha em epócas de TPM ela encarna em mim, hahahaha!!

Uma ótima terça.

Beijosss

Flavissima em palavras disse...

Muriel, vc fez este post pensando em mim né, ou foi coicidencia,rs. Muito legal as dietas, só esta dificil decidir qual, pois sou uma formiginha assumida, gulosa demais e sedentária sem culpa (ou melhor culpadissima), ontem me pesei e pro meu susto engordei 3 kg, entrei em deprê. Valeu mesmo adoro suas dicas.bjssssss

Jéssica Roberta disse...

passando para lhe desejar uma ótima terça.

bjs

Mirian disse...

Me encaixo nas 3 primeiras opções ehehh tristeza !!!!
Mais vamos lutando a cada dia.
Bj.......

Amy disse...

bom dia xerosa, eu sou a primeirinha, gulosa demais tenho de ficar o tempo todo mastigando kkk agora eu masco chicletes sem acucar ao inves de ta comendo toda hora, amei a materia postada bjao

Fabiane disse...

oii.. adorei as dicas.. sou uma gulosa demais da conta rs..
otimo dia pra vc..
bjss

Anônimo disse...

Ichi, me enquadrei em tres kkk!!!
Formiga, gulosa e fast food!!!!
Mas tenho sido bem moderada atualmente!!!! Bjocas

brun@ disse...

Oi Flor!!

Muito legal esse seu post de hj!!
Eu acho que, dependendo do meu emocional, eu sou de gulosa a formiguinha, ahahahahaha!!!
é melhor manter o controle, kkkk!
bjus

Linda disse...

Adorei esse post, agora eu to em duvida se sou formiguinha ou gulosa, depende do dia!!!!
Obrigada pelas dicas!!!!
Beijos

Tânia Neves disse...

Olá minha querida! Imagina se vc invadiu meu canto, que é isso? Pode me visitar qdo quiser, adoro visitinhas, novas amizades... Fique a vontade!!! Ai menina, tô tão deprimida pelo fim de Lost... ngm me entende tb... Chorei horrores hj... tive até enxaqueca... Foram 6 anos né? Anos a gnt imaginando o q estava por trás de td isso... Depois q ver me conta o que achou... Quero conversar com pessoas q viram o final! Bjãoooooooooooooooo

janaina disse...

Ai minha linda eu nem sei me encaixei em tantas,kkkkk, quer dizer reformulando, me encaixava em tantas,porque agora ando muito comportada de verdade!Um abraço de dois braços e com duas vorta e meia.jana.

Cris Fênix disse...

Sou uma comedora noturna assumida!!!
KKKKKKKKKKKKK
Beijos

Franciele disse...

Oiii Froo!!
Obrigada pelo elogio. Nada que um FOTOSHOP não resolva ne? Hehehe!!

Uma ótima quarta.

=*

Paz e Luz