segunda-feira, 12 de julho de 2010

Horta em casa!

Boa opção para as crianças que vão entrar de ferias..

Coloque seu filho em contacto com a terra

Roberto Loffel
Uma boa dica para começar a mexer com a terra é a horta de ervas aromáticas. Além de perfumar o ambiente, ainda vai render temperos fresquinhos na hora de preparar a refeição.
Deixe seu filho pôr a mão na massa! Separe um canto da casa, pode ser no jardim, na sacada ou na lavanderia, para o preparo da jardineira. Lembre a criança de que para a planta crescer saudável vai precisar de carinho e cuidado.

Para a horta, você precisa comprar:
- 1 jardineira ou vaso com furos na base
- Pedras ou argila
- Mudas de ervas
- Húmus de minhoca
- Areia
- Terra

Feijão mágico
Quem nunca viu aquele grão de feijão virar uma plantinha? As crianças acham o máximo observar como elas crescem rápido. Mas, para essa atividade, é preciso cuidado. A brincadeira só deve ser feita com crianças maiores sob a supervisão do adulto.

- 1 pote de iogurte vazio e limpo;
- 1 chumaço de algodão esterilizado;
- 1 grão de feijão;
- Água

Umedeça o algodão com água e forre o fundo do pote com ele. Coloque o feijão sobre o algodão. Deixe em um local iluminado e molhe o algodão sempre que começar a secar. Em alguns dias as primeiras folhinhas aparecerão.

Quando a planta atingir cerca de 20 cm, é hora de procurar um lugar com bastante terra e espaço para que ela possa continuar a crescer.

8 comentários:

Flávia Capistrano disse...

Oi Muriel!
Que saudades!
Fiquei sem internet por um tempo, mas agora estou de volta.
Tudo bem com vc?
Uma ótima semana.
Bjs!

Aline disse...

oi amigaa do meu coração sempre com otimas dicas em bjkas♥♥

Unknown disse...

Poxa quando eu era criança adorava fazer isso com o feijao achava o maximo ,e legal mesmo as crianças terem esse contato

Unknown disse...

Oie amiga, aqui em casa temos uma horta, plantamos, couve, cebola, tomate, alface, cheiro verde, cebolinha, coentro e muito mais...
é muito bom
Bjs no coração

Drê disse...

Bem que eu queria ter uma hortinha,mas moro em apto,acho bem bacana!

Unknown disse...

quando eu era criança, sempre tava cheia de vasos com plantinhas, vivia atras da mae pedindo uma mudinha! heheh uma semana super light! bjus!

Kiki disse...

otima ideia p/ criançada! eu adoro mexer na terra, lembro qtas vezes na escola "plantava" o feijaozinho no algodao, eu adorava ver crescendo, rs
bjs, Cris

Rosangela disse...

Boa Muriel
é isso ai
vou ver se coloc a turma pra lidar com a terra boa ideia
bjs otima terça