domingo, 23 de maio de 2010

Quanto devo comer de cada grupo?

Quanto devo comer de cada grupo?
O número de porções que cada pessoa deve comer de cada grupo depende da quantidade de calorias que ela precisa diariamente. Esta quantidade é definida considerando sexo, idade e estatura, e a atividade física que exercemos. Praticamente todas as pessoas precisam consumir o número mais baixo de porções de cada grupo.
  • Laticínios: leite, iogurte e queijo – 1 a 2 porções
  • Carnes, aves, peixes, ovos, feijões e nozes – 2 a 3 porções.
  • Vegetais – 3 a 5 porções
  • Frutas: 2 a 4 porções
  • Alimentos originários de grãos: 6 a 11 porções.
Mas… o que é uma porção?
Grupo de alimentos Quantidade (opções)
Leite, Iogurte e Queijo 1 xícara de leite ou iogurte ou 40 gramas de queijo natural (caseiro) ou 60 gramas de queijo industrializado.
Carne, aves e peixes; feijão, ovos e nozes 60 a 90 gramas de carne magra cozida ou ½ xícara de feijão cozido ou 1 ovo ou 02 colheres de sopa de amendoim.
Vegetais: Legumes e hortaliças 1 xícara de folhas de hortaliças cruas ou ½ xícara de outros vegetais cozidos ou cozidos no vapor ou ¾ de xícara de suco de vegetais.
Frutas 1 maçã média ou 1 banana média ou 1 laranja média ou ½ xícara de fruta cozida, cozida a vapor ou enlatada ou ¾ de xícara de suco de fruta
Pão, cereais, arroz e massas 01 fatia de pão ou 30 gramas de cereal pronto para comer ou ½ xícara de cereal cozido, arroz ou massa.

8 comentários:

Drê disse...

ai miga,isso eh tao lôco viu...eu nao tenho paciencia para medir essas comidas,eu olho e coloco uma quantidade morrom...menos

Lyh Kirchner disse...

Oie
Nossa seria tudo de bom se conseguisse equilibrar bem certinho a comidinha, mas tem dias que não tá assim tão certo, mas mesmo assim tento, uma hora eu acerto o dia inteiro rsrrs
Beijocas

ALEKA disse...

Oi..
Chegar nesse ponto de equilibrio é a vontade de todas...afinal isso é RA...eu chego lá...
Beijokas

Batalhadora disse...

Oi,Muriel!Td bem?Pois é o segredo da boa alimentação é conseguir equilibrar isso td certinho,mas sem tempo tudo fica mais complicado eu ando numa correria louca.
Cuide-se!
Bom domingo!
Beijosss

Faby...DETERMINAÇÂO eu tenho disse...

Oi Muriel!

Obrigada pelo apoio tá!
Deixei um selinho no meu blog pra você!
Bjos

Sammy Leilane disse...

muita gente reclama que não consegue seguir essas "regras", mas depois de um tempo, acaba adiquirindo o bom senso em relação a comida e tudo flui melhor né? uma semana maravilhosa e light pra ti! bjus!

Dricka disse...

Oi Muriel! Acho que só tô em dias com os vegetais e frutas. Até a carne já não sinto vontade de comer. E o feijão então, demora dias pra comer.
Uma ótima semana pra você.
Beijos!

Nanna (Carla Renata) disse...

Oi amiga... queria tanto conseguir manter tudo equilibradinho assim...malemá conto os pontos..rs
E sobre o post anterior.. realmente.. toda mulher tem sempre dois quilos pra perder..mesmo estando perfeita..rs..
Agora aki onde trabalho ta na moda fazer plástica.. do meu setor uma fez no final do ano.. a outra fez esse mes... e a outra vai fazer mes que vem... no outro setor tem mais uma.. e no outro mais outra.. enfim.. acho que só vou ficar eu sem entrar na faca..rs
É um tal de põe peito e tira pança que nunca vi igual... todas estão fazendo... confesso que se eu não estivesse tão apertada de dinheiro.. até pensaria no caso.. mas será que seria a solução dos meus males????
Bjs e uma ótima segunda