terça-feira, 15 de junho de 2010

O QUE FAZER DEPOIS DE MUITAS TENTATIVAS???

Se você já tentou atingir algum objetivo na vida e não conseguiu, sabe como é frustrante. Se já tentou conseguir esse objetivo várias e várias vezes, de muitas maneiras, sabe como é desesperador.
O que fazer nesses casos? Continuar tentando indefinidamente ou desistir do que queria?
É difícil ter uma resposta geral para essa pergunta, mas desistir geralmente não é a melhor opção. Principalmente se a mudança que queremos tem a ver com nossa saúde (nunca devemos desistir de ter uma vida saudável, por exemplo).
Ocorre que ficar dando murro em ponta de faca também não é atitude das mais inteligentes. O ideal é continuar tentando, porém utilizando uma nova estratégia.
Se você já tentou promover uma mudança em si mesmo e fracassou, talvez apenas o nível de dor por fracassar na mudança não seja ainda bastante intenso.
Você já reparou como as pessoas que chegam a um limite conseguem, depois de várias tentativas, atingir um objetivo? Pense em alguém que tentava largar o cigarro há anos e só conseguiu depois que teve um câncer no pulmão. Ou alguém que emagrecer mas só conseguiu depois que foi diagnosticado com obesidade mórbida.
Uma maneira de emular isso e finalmente conseguir atingir sua meta é associar, em sua mente, muita dor ao comportamento que você quer mudar e muito prazer ao comportamento atual.
Sim, porque por mais que desejemos mudar, ser mais saudável, uma parte de nós ainda acha mais prazeroso comer aquele doce ou se esparramar no sofá em frente à televisão do que comer frutas e correr no parque. Na balança entre dor e prazer, pensamos no curto prazo e ficamos longe da nossa desejada mudança.
A dica, então, é: comece a associar muita dor, muita insatisfação com o comportamento atual, mesmo que lhe traga prazer no curto prazo. E associe muito prazer a tudo aquilo que você quer conquistar.

7 comentários:

FADINHA disse...

Muuuuuuito bom, bom mesmo!
Beijão

Rosimeyre disse...

Oi linda obrigada pelo carinho...em meu blog e que postagem maravilhosa, nos faz refletir e é isto que ando fazendo para atingir meus objetivo...depois que comecei a participar da blogmania (rsrs) percebi que isto tem me ajudado. Beijinhos

Fernanda Reali disse...

Muito bem pensado. Vou repassar no twitter. bjs

Claudia Costa disse...

Oi querida!

Vc tem razão com esse post. Eu já me encontrei nessa situação várias vezes (até comento isso no meu post de hje) e querer mudar, sair desse casulo atual é o começo!

Beijos

KATHERINE disse...

Oieeeeeeee

Fiquei muito feliz por ter passado no meu cantinho!!!

Quando precisar conte comigo!!!

bjocas

Lisi disse...

A nossa mente que manda. Entao quando mudamos o comportamento dela automaticamente o corpo segue. è isso ai! Força de vontade SEMPRE.

beijos

@ Patty @ disse...

Oi Muriel,
qto tempo querida !!! que bom que vc apareceu no meu cantinho...
Tudo a ver o que vc escreveu.
Depois de tantas tentativas frustradas eu cheguei na obesidade mórbida. Daí sim parece que caí na real e agora a coisa tá dando certo.
Mas ninguém precisa esperar chegar onde eu cheguei, essa tática de associar sofrimento a uma situação é uma boa saída pra se tomar uma atitude.
bjo e volta sempre no meu cantinho viu?